Nos últimos meses, a Vigilância Epidemiológica de Guararema vem registrando aumento na aplicação de vacinas, que é realizada no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap).
De junho para julho, a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi aplicada em 100% dos nascidos, e outros imunizantes, como os que protegem contra a febre amarela, hepatites A e B, registraram aumentos entre 15% e 47% na comparação entre os meses.
Aumento expressivo, de 84%, também foi registrado na aplicação da vacina contra HPV, que saltou de 57 para 105 aplicações. E também registraram índices positivos as vacinas pneumocócicas conjugadas, pentavalentes, varicela, SCR que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e muitas outras, com destaque para a meningocócica ACWY, que teve 139% mais adesão.
“A média geral subiu em 52%, e isso significa que mais pessoas estão procurando se imunizar, o que é reflexo dos aprendizados da pandemia de Covid-19 e também do trabalho de buscativa realizado pela equipe do Cesap, da divulgação e conscientização que temos feito”, explica a diretora da Vigilância em Saúde de Guararema, Roseli da Silva Gonçalves.
Ou seja: cada vez mais pessoas tem procurado o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), que atende presencialmente na Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”, na rua Dr. Armindo, 567, no bairro Nogueira.
A Secretaria de Saúde de Guararema atende à população pelos telefones (11) 4693-8040, (11) 4693-3558, e 4693-1788.