O Desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário de 463 anos de Mogi das Cruzes reuniu um público de 12 mil pessoas na Avenida Cívica, no Mogilar. Realizado na manhã desta quinta-feira, dia 7 de setembro, Dia da Independência, o evento, organizado pela Secretaria de Educação, também celebrou esta importante data nacional. As forças de segurança da cidade abriram o desfile, que teve como tema “Mogi, Cidade da Criança”. Escolas, creches, secretarias e instituições da cidade apresentaram as ações voltadas para a Primeira Infância e outros setores, falando também sobre o futuro da cidade.
Mogi das Cruzes tem sido referência internacional no trabalho desenvolvido em prol da Primeira Infância. “Comemoramos o aniversário de 463 anos da nossa gloriosa Mogi das Cruzes e celebramos a liberdade do dia 7 de Setembro. Essa liberdade tem a oportunidade de investir e desenvolver o nosso futuro. Durante esse tempo à frente da Prefeitura, decidimos fazer Mogi se desenvolver investindo nos nossos bens mais preciosos, as nossas crianças”, disse o prefeito Caio Cunha.
O Tiro de Guerra abriu o desfile. A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes executou os hinos do Brasil e o de Mogi. As forças de segurança foram representadas pelas viaturas da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Na sequência, se apresentaram o Instituto Padrão Militar, Demolays, Filhas de Jó, Lowton, Desbravadores, Aventureiros e os grupos de Escoteiros Ubirajara, Aruanã e Curupira.
Pela primeira vez na Avenida Cívica, Givanildo Monteiro, pai da aluna Eduarda Monteiro da EM Prof. Rodolpho Mehlmann, destacou a organização. “É a primeira vez que eu venho, e me impressionou bastante toda a organização e estrutura. Achei muito legal também a participação da Polícia Militar. Estou feliz de poder acompanhar as escolas e comemorar mais um ano da nossa querida cidade”.
A partir do tema, os pelotões foram organizados representando ações, projetos e programas da cidade, que cuidam da criança desde a gestação da mãe. “As escolas representaram todo o trabalho que tem sido feito pela Primeira Infância em nossa cidade. É uma alegria ver nossa cidade tão bonita e bem representada pelas nossas crianças, jovens e idosos”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami.
Escolas e creches com apoio das secretarias municipais representaram os temas Saúde Integral desde a Gestação, Natureza, Brincar, Artes, Leitura, Esporte, Tecnologia e a Cidade. Os participantes também falaram sobre a Mogi do futuro e o projeto Mogi 500 anos. “Nossas escolas fizeram um trabalho maravilhoso junto às suas equipes e alunos que se empenharam tanto em mostrar cada detalhe de cada projeto voltado para o brincar, a leitura, a natureza e tantos outros temas que vimos na avenida. Agradecemos a todos por esse desfile maravilhoso”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela secretária adjunta Marilu Beranger. Secretários municipais, vereadores e representantes das forças de segurança também participaram do evento.
As bandas de escolas estaduais e municipais do projeto Pra Ver a Banda Passar, projeto de educação musical promovido pela Secretaria de Educação com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino, animaram o público. “Foi uma sensação incrível estar aqui hoje, porque foi a primeira vez que eu me apresentei como baliza. Também amei acompanhar o desfile, a estrutura e a organização do evento estava ótima”, contou Maria Luiza Oliveira, 14 anos, aluna da EE Profa Sylvia Mafra Machado, que participou junto à banda da EE Prof. Aristóteles de Andrade.
O projeto Pequenos Músicos… Acordes na Escola, também realizado pela Secretaria de Educação, levou um grande número de alunos à Avenida Cívica, que foram acompanhados também pelos Canarinhos do Itapeti e outros projetos da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi, que faz a gestão do projeto educacional. Também estiveram presentes na Avenida Cívica, o Lions Clube, a Festa do Divino e outras instituições que destacam a cultura e a história de Mogi das Cruzes. Os trabalhos voltados para a proteção da criança e voltados para os idosos também ganharam destaque no evento.
Em uma pelotão aberto dedicado ao esporte, que foi aberto pelas modalidades oferecidas nas escolas municipais do programa Escola de Tempo Integral e outras unidades escolares, a Secretaria de Esporte e Lazer levou cerca de 300 atletas da Pasta. Destaques do esporte da cidade, como o astro do Mogi Basquete, Shamell, o medalhista na Natação, Ruy Aquino e Danila Ramos, a maiss nova dona do cinturão interino da categoria peso super-pena da Organização Mundial de Boxe (WBO).
O desfile também contou com a presença das frotas das secretarias de Educação, Assistência Social e Infraestrutura Urbana, além do Semae e da Peralta, responsável pelos serviços de limpeza da cidade. Ciclistas, motoclubes e colecionadores de carros antigos encerraram o evento.