A Prefeitura de Suzano concluiu na última sexta-feira (01) as intervenções na rua Campos Salles, no centro da cidade, que garantiram o recapeamento asfáltico em quase um quilômetro de via e a mudança de traçado no trecho que fica próximo ao Complexo Educacional e Cultural Mirambava, permitindo aos veículos de grande porte o acesso à avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una.
Ainda neste mês, o semáforo que foi instalado pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana para organizar o trânsito no novo traçado, também entrará em funcionamento. Ainda serão implementadas as novas sinalizações neste ponto, tanto vertical como horizontal, proporcionando a segurança necessária para motoristas e pedestres. O redesenho permitirá aos motoristas que chegam pela rua Dr. Prudente de Moraes uma conexão para a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), evitando o fluxo por toda a extensão da avenida Antônio Marques Figueira, o que contribui com o tráfego na malha central.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e o assessor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Rodolfo de Matteu, estiveram na via para vistoriar a etapa final dos trabalhos, que foram realizados com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal, ao valor de R$ 3,2 milhões, e ficaram sob a responsabilidade da empresa Oestevalle Pavimentações e Construções Ltda.
Entre as intervenções promovidas foram executados os serviços de fresagem, que garantiu a retirada do asfalto antigo e danificado para a aplicação da nova camada de pavimento; a reforma de sarjetas e sarjetões; e as adequações no sistema de drenagem. Para mudar o traçado da via, garantiu-se um novo posicionamento de postes e também um ajuste no muro do Complexo Educacional e Cultural Mirambava.
Oliveira falou sobre a relevância das intervenções na rua Campos Salles. “Nesta via, entendíamos que era importante garantir não só as obras de recapeamento asfáltico, incluindo as atividades preliminares que são necessárias, como também essa nova opção para os motoristas, incluindo aqueles que dirigem veículos pesados. Executamos um conjunto de ações que possibilitaram o novo traçado na rua de forma a melhorar o deslocamento de todos”, ressaltou o secretário.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância da conclusão das novas obras para o tráfego na cidade. “Estamos promovendo melhorias significativas nas condições de trânsito para quem chega e para quem sai do município, não só com a conclusão dessa obra da Campos Salles, mas também com a requalificação da SP-66 e de outras diversas vias que temos revitalizado, como a estrada do Furuyama. São intervenções que melhoram a vida de quem vive em Suzano, de quem trabalha na cidade e para aqueles que precisam atravessar o município para chegar em outros destinos”, avaliou Ashiuchi.