Home Cidades ARUJÁ LEVA SETEMBRO AMARELO ÀS ESCOLAS

ARUJÁ LEVA SETEMBRO AMARELO ÀS ESCOLAS

por Texto Divulgação

Alunos da Escola Estadual Professora Maria Isabel Neves Bastos, no Jardim Renata, em Arujá, participaram nesta quarta-feira (13) da palestra sobre prevenção ao suicídio. O trabalho faz parte das ações da campanha internacional Setembro Amarelo, abraçada pela Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”

O suicídio é uma triste realidade no mundo todo. Dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para 14 mil casos por ano no Brasil. Ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Segundo apuração da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgada pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

Transmitir informações e ensinar como ajudar é o melhor caminho para lutar contra o grave problema do suicídio. É fundamental que os mais próximos saibam identificar que alguém está pensando em se matar e ajudem, oferecendo escuta ativa e sem julgamentos. Significa mostrar que estão disponíveis para ajudar e, com empatia, levar a pessoa ao médico psiquiatra, que saberá como lidar com a situação para salvar esse paciente.
#prefeituradearuja #saudearuja #setembroamarelo #prevencaoaosuicidio #valorizacaodavida #cuidandodaspessoas

Postagens relacionadas