Para conscientizar a população sobre esse importante recurso natural, o Dia da Árvore foi celebrado com diversas ações ambientais e educativas nesta quinta-feira, 21 de setembro. A iniciativa foi realizada pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente e Proteção Animal.
Pela manhã, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Raimundo Francisco dos Santos, do Jardim Ferrazense, entregaram mudas de árvores e hortaliças na estação de trem da CPTM. Com apenas quatro anos, os pequenos alegraram os passageiros que transitavam pelo local.
“Foi uma surpresa ser recebida pelas crianças no meu caminho habitual, amei ganhar a plantinha”, informa uma munícipe.
Foram doadas 300 mudas de alface, milho, quiabo, feijão, uvas, pimenta, maracujá, além das árvores nativas de aroeiras. “As árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e a variedade de frutos que nos alimentam”, pontou a diretora do departamento pedagógico, Sônia Regina Fernandes.
Em seguida, o Bloqueio Ambiental foi por conta da ONG Nômades Turistas, na divisa do município. Os ativistas ambientais doaram centenas de mudas de árvores aos motoristas, entre damas da noite e mexericas, além da plantação no local.
Para o coordenador do Meio Ambiente, Moacyr Alves, essas ações vão refletir no futuro. “O Dia da Árvore é muito importante, por incentivar a preservação ambiental e respeito a natureza. A mobilização é primordial para que o meio ambiente seja prioridade em nossas ações”, destaca.