Somente nos meses de janeiro a agosto deste ano, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de Poá arrecadaram mais de 20,3 toneladas de materiais recicláveis, entre vidro, papelão, alumínio e garrafas pet, além de outros itens. Todo o material recebido é coletado pela Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma). Os PEVs estão localizados na Praça da Bíblia, no Centro de Poá e integram a estrutura de coleta seletiva na cidade. O cidadão também poderá encontrar PEVs instalados em diversas escolas municipais.
Além destes pontos, o caminhão do Cruma retira diariamente os recicláveis nos bairros. Na segunda os catadores passam pela Vila Açoreana e Vila Monteiro; terça estão no Jardim Alvorada e Vila Bandeirantes; quarta no Centro e Vila Jaú; quinta na Vila Varela e Vila Lúcia; e na sexta a programação encerra em Calmon Viana. “A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Além disso, garantimos renda para os catadores com a venda dos reciclados”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.
A secretária lembra que ao entregar os materiais recicláveis no Ponto de Arrecadação da Praça da Bíblia, o poaense ganha “moedas verdes”, que podem ser trocadas por diversos produtos. “A cada quilo de material reciclável entregue, a pessoa ganha uma moeda verde para trocar por produtos na nossa lojinha. Quanto mais moedas tiver, mais produtos consegue resgatar”, aponta.
Os produtos disponíveis variam desde higiene pessoal até mantimentos – todos doados por empresa parceiras, como a Martins Logística Internacional, que possui o Selo Verde pelas boas práticas voltadas para o meio ambiente. “A moeda verde pode ser trocada por diversos produtos de primeira necessidade – desde sabonete até arroz, feijão e itens de limpeza”, conta a secretária Claudete.