De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o clima quente facilita a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, a Prefeitura de Guararema, via Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações de conscientização população sobre a necessidade e importância da prevenção e do combate à dengue e outras doenças, como zika e chikungunya. Por meio de distribuição de folders e também nas redes sociais, a administração municipal mostra que atitudes simples fazem toda a diferença.
Em casa, as pessoas devem manter a caixa d’água sempre tampada, evitar usar pratos nos vasos de plantas, limpar bem as calhas e checar se não há água acumulada, deixar pneus sempre secos e em local coberto, armazenar garrafas sempre com a boca para baixo e eliminar objetos que possam acumular água, como pedaços de vidro utilizados em cima de muros. “Além disso, as equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses seguem com as ações de controle vetorial em diversas áreas do município”, detalha a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
As atividades também são desempenhadas nas escolas municipais, onde as crianças têm acesso a informações de prevenção, que são levadas por elas para toda a família. Caso a população identifique algum foco de proliferação do mosquito, o telefone para denúncias é o (11) 4693-8040, da Vigilância Sanitária. Mais informações estão disponíveis em https://guararema.sp.gov.br/cidadao/servicos-de-saude/dengue/.