Regularização de áreas da cidade é uma política pública defendida pela gestão, já que é uma forma de assegurar o direito à cidade e a plenitude da cidadania dos moradores
O prefeito de Poá, Gian Lopes, ao lado dos deputados Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), entregou 260 escrituras do projeto de regularização fundiária da Vila Eureka. O evento foi realizado na Escola Benedita Garcia da Cruz, e também contou com a participação da secretária-executiva do Programa “Cidade Legal”, Daniela Altavista, que na cerimônia representou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, além do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, secretários municipais e vereadores.
De acordo com o prefeito Gian Lopes, a administração municipal conseguiu junto à Secretaria de Estado da Habitação autorização para o andamento nos processos, por meio do Programa “Cidade Legal” e do Programa Municipal “Regulariza Poá”. A legalização no município é uma política pública defendida pela gestão e apenas na Vila Eureka são mais de 800 lotes que estão passando pelo processo de regularização.
“Hoje é dia de alegria e muita festa. Estamos entregando os primeiros 260 títulos e manteremos o trabalho para entregar o restante já nos próximos meses. Quando realizamos a regularização possibilitamos ao munícipe a oportunidade dele praticar atos legais relativos ao seu imóvel e isso é um ganho imenso para ele. Parabéns a todos os contemplados hoje”, disse o prefeito Gian Lopes.
O deputado estadual, André do Prado, comentou que o sonho de ter a documentação de seus imóveis tornou-se realidade para 260 famílias da Vila Eureka. “Participei do processo de regularização da Vila Eureka desde o início na Secretaria de Estado da Habitação, onde estive com o prefeito para solicitar a implantação do programa ‘Cidade Legal’ para fazer este trabalho em Poá. Estes são os primeiros lotes e não vai parar por aí, pelo contrário. Serão regularizados 800 lotes na Vila Eureka, beneficiando 4 mil pessoas aproximadamente, além de estender para outros bairros do município”.
O deputado federal, Marcio Alvino, ressaltou que valeu todo empenho e dedicação do prefeito Gian Lopes e sua equipe para regularização de imóveis na cidade. “Parabenizo o prefeito Gian, o deputado estadual André do Prado, os vereadores, secretários municipais e todos que estão trabalhando para que Poá seja uma cidade digna para seus moradores. Eu e o deputado estadual André do Prado estamos à disposição do município”.
O secretário de Obras Públicas, de Planejamento, Orçamento, Gestão e de Habitação de Interesse Social, Augusto de Jesus, reforçou que a regularização consiste em um conjunto de medidas para garantir o direito à moradia. “Não é algo simples, porém o prefeito Gian Lopes determinou que a nossa equipe realize um trabalho para contemplar o máximo possível de áreas e estamos acelerando os processos”.
Além da Vila Eureka, há poucos dias o prefeito Gian Lopes realizou reunião no Gabinete para acelerar a regularização fundiária nos jardins Emília (120 lotes), América (197 lotes) e Vila São Francisco (aproximadamente 700 lotes).
O assessor técnico do Departamento de Habitação, Cícero de Almeida, explicou que neste momento as equipes já realizaram o levantamento topográfico no Emília, estão em andamento com o trabalho no América e em breve avançarão com os processos da Vila São Francisco. “Essa documentação nós vamos juntar no processo para encaminhar para o Cartório de Registro de Imóveis. Ou seja, o trabalho não para”.
Também participaram do evento de entrega de escrituras do projeto de regularização fundiária da Vila Eureka o chefe de Gabinete, Rogério Tarento, os secretários municipais de Saúde, Flávia Verdugo, de Educação, Humberto Martins, de Transportes, Wilson Lopes, de Assistência, Edevaldo Gonçalves, de Esportes, Tonho de Calmon, de Segurança, Carlos Setsuo e os vereadores Tio Deivão (presidente da Câmara), Lázaro Borges, Welson Lopes, Sargento Garcez, Saulo Souza e Saulo Dentista.