Em seis encontros realizados em outubro, o Programa Jovem em Foco, da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, formou mais uma turma de jovens. Ao todo, 40 participantes estão agora preparados para o mercado de trabalho.
Após a abertura no último dia 11, os encontros foram realizados sempre às terças e quintas-feiras, com conteúdos interativos que estimulam o interesse por diferentes áreas de atuação, ao mesmo tempo em que preparam para entrevistas de emprego.
“Assim como fizemos na última edição, em junho, montamos uma programação para que os jovens de 14 a 24 anos possam se preparar para a vida adulta. Mostramos como funciona o mercado de trabalho, a importância da capacitação e os caminhos da inserção social a partir de uma rede de apoio que incentiva a evolução pessoal e comportamental”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues, que entregou os certificados de conclusão pessoalmente nesta terça-feira (31).
“Para este último encontro, selecionamos representantes de diferentes segmentos para conversar com os participantes. São profissionais de áreas que os jovens manifestaram interesse, que estavam à disposição para conversar, tirar dúvidas e mostrar os muitos caminhos possíveis a serem trilhados”, completa Odvane.
Outra atividade interessante foi a visita dos jovens à indústria Steck, uma das maiores no segmento de materiais elétricos, que está instalada em Guararema, no bairro Parque Agrinco. Por lá, além da apresentação geral da empresa, foi realizado um tour pela fábrica em que são produzidas tomadas, interruptores, disjuntores e outros produtos, com demonstração dos processos de fabricação e utilização de componentes elétricos tendo sido explicado em detalhes.
Todos os encontros são preparados de maneira estratégia, pensados para lapidar o comportamento e a postura, fazendo com que os resultados em entrevistas de emprego sejam positivos e assertivos.
A iniciativa trabalha a partir de seis pilares: orientação profissional; conscientização dos desafios e inteligência emocional; orientação financeira; avaliação comportamental e elaboração de currículo; reconhecimento de campo e diretrizes especializadas.
Em outras palavras, “todos os conteúdos são pensados para que os jovens tenham F.O.C.O., ou seja, saiam Fortes, Organizados, Criativos e Otimistas”, como finaliza Odvane Rodrigues.