Neste mês de novembro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de saúde voltadas aos homens com a Campanha Nacional de combate e prevenção ao câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’.
Além do incentivo à realização dos exames que detectam a doença nos homens, serão oferecidos diversos serviços, exames de saúde e orientações com a intenção de mostrar que todo dia é dia do homem cuidar da sua saúde.
Todos os homens, acima de 18 anos, já podem se dirigir até uma das 18 Unidades de Saúde de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber as orientações. No local, além de receber informações sobre prevenção do câncer de próstata e outras doenças, os pacientes também são alertados sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas.
“A saúde do homem e o câncer de próstata, infelizmente, ainda são negligenciados e tratados como tabu pela sociedade. Nosso objetivo com a campanha ‘Novembro Azul’ é quebrar o preconceito e alertar todos os homens sobre a importância de se combater essa doença. O câncer de próstata, se diagnosticado em sua fase inicial, tem grandes chances de cura. Além disso, vamos bater na tecla de que os homens devem cuidar da saúde durante o ano todo”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.
Exames e Consultas
A campanha também conta com solicitação do exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata) para homens de 50 anos ou mais, a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além da intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.
Além disso, homens de 40 anos ou mais, portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, que não comparecem a consulta médica há mais de um ano, podem pré-agendar consultas para a avalição clínica e solicitação de exames.
Sintomas do Câncer de Próstata
O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Câncer de Próstata do Brasil
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.