A Prefeitura de Ilhabela, realizou mais uma edição de treinamento em primeiros socorros para os Auxiliares de Primeira Infância (API’s) na quarta-feira (8), no auditório do Paço Municipal. A formação foi ministrada pelo enfermeiro coordenador do SAMU de Ilhabela, Fábio Luiz Silva.
A capacitação atende ao disposto na Lei Municipal 1276/2018 – “Lei Lucas Begalli Zamora”, que estabelece diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de Primeiros Socorros aos profissionais da rede municipal de ensino.
Ao todo, foram capacitados 140 servidores das 14 escolas de Educação Infantil da rede de ensino municipal. Do total, mais de 70 servidores são recém-admitidos, tendo sido efetivados ainda em 2023. Em fevereiro deste ano uma parte dos auxiliares já havia recebido o treinamento em primeiros socorros. Contudo, o evento dessa quarta-feira (8) abrangeu um número maior de API’s, principalmente os recém chegados.
O treinamento tem como objetivo divulgar as medidas a serem tomadas em situações de emergência e podem prevenir complicações ou até mesmo uma fatalidade. A formação abordou temas como atuação em situações de engasgo, convulsão, parada cardíaca, hemorragia e controle, obstrução das vias aéreas por corpos estranhos, manobras de desengasgo e convulsões.
Para a supervisora municipal dos API’s, Marcela Iris Ribeiro dos Santos, a formação garante mais segurança para os auxiliares agirem em situações de risco. “Esse treinamento é de extrema importância e em caso de emergência os profissionais podem se sentir mais confiantes em aplicar as técnicas aprendidas. Muitos têm medo e não sabem como agir em situações de desengasgo, mas que podem acontecer com as crianças. No treinamento aprendemos manobras de desobstrução que contemplam justamente estes casos”, salienta.
A secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, enfatiza a relevância de fornecer qualificação para os servidores da rede. “Dar condições adequadas de trabalho para nossos servidores é um dos deveres da gestão pública. Além da importância da formação, quando qualificados, a consequência é que nosso serviço prestado à população também. E esse é o nosso objetivo”, finaliza.