São José dos Campos possui mais de 1.000 espaços públicos, entre praças, canteiros centrais, vielas e áreas verdes. Esse foi o resultado da primeira fase do inventário realizado pela Prefeitura neste segundo semestre. O objetivo é agilizar a zeladoria em cada local, melhorar os equipamentos públicos, iluminação e promover maior controle.
O trabalho vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Manutenção da Cidade e está em andamento. A próxima etapa será a medição de cada espaço, levantamento do mobiliário urbano, nomenclaturas, levantamento do acervo arbóreo e paisagístico, entre outros requisitos para ter um diagnóstico mais preciso.
O inventário dos espaços visa identificar, classificar e determinar o uso dos espaços urbanos e as necessidades de cada região. A região sul, por exemplo, é a que mais possui praças e áreas verdes, com 281 locais. Já a sudeste é a menor, com 66. A região oeste tem mais ambientes adotados pelo projeto municipal de Adoção de Praças. De todos os espaços, cerca de 1/3 ainda não possui nome.
A análise pretende definir todas das características de flora, as intervenções ao ambiente com as construções e mobiliários urbanos coletivos, prever futuras melhorias em uma região, para assim oferecer mais alternativas de lazer e manter o serviço de manutenção com mais eficiência na distribuição dos serviços e equipamentos.