A Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes apreenderam, na tarde deste domingo (15/12), 73 carretéis de linhas com cortante, conhecida como “linha chilena”.
A ocorrência foi na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, no Parque Olímpico.
Vítima da linhas com cortante
Uma criança de três anos chegou a ser ferida no pescoço pelas linhas e precisou ser socorrida por uma viatura da Guarda Municipal. Na unidade de saúde, a menina precisou levar 14 pontos no local do ferimento.
O Departamento de Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal foram acionados por moradores devido a uma denúncia de pertubação de sossego e desrespeito à Lei do Silêncio por veículos com som alto.
Chegando ao local, os agentes flagraram a utilização de linhas cortantes por pessoas que estavam na via.
Perigos da linha chilena
“A utilização de linhas com cortantes e as chamadas linhas chilenas é proibida pela legislação municipal e representa um risco não só para quem está utilizando, como para quem está por perto. Como no caso deste final de semana, quando uma criança teve o pescoço cortado”, destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
O secretário lembrou que o trabalho de fiscalização é realizado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, dentro de sua atividade rotineira. Além disso, a Guarda Municipal também auxilia neste trabalho, principalmente em locais de grande circulação de pessoas, como os parques.
A população também pode colaborar com o trabalho de fiscalização, com denúncias. Para isso, deve entrar em contato pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.