Em 2023, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Guararema registrou grandes avanços. Mais câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos, foram implementadas medidas como o controle de acesso em todas as escolas municipais e houve modernização na estrutura física do Centro de Segurança Integrada (CSI), que é referência não apenas na região como no Estado de São Paulo e em todo o país.
Ao final de 2022, o sistema de monitoramento de Guararema contava com cerca de 190 câmeras espalhadas por toda a cidade. Hoje já são mais de 250, e a previsão é de que o número aumente em breve, já que o CSI está em fase de implantação de câmeras nas escolas.
Além de seguranças na entrada para auxiliar no controle de acesso, e da implantação de botões de pânico em locais estratégicos, o monitoramento foi reforçado durante o ano com equipamentos no perímetro das escolas, com o objetivo de detectar possíveis intrusões e também monitorar a movimentação de alunos, professores e colaboradores nos ambientes internos.
Recém-reformado, o Centro de Segurança Integrada teve participação direta em mais de 220 ocorrências e ajudou na prevenção e elucidação de crimes diversos junto às Policias Civil e Militar, como roubos, furtos, estelionatos, tráfico, vandalismo, entre outros.
O equipamento, que opera desde 2016 e atualmente está em fase experimental de utilização de câmeras com a funcionalidade de leitura facial, o que ajuda a coibir ainda mais crimes, também auxiliou na agilização de socorro em acidentes de trânsito e na manutenção da paz e ordem social em Guararema.
Por tudo isso, ao longo do ano o CSI recebeu visitas importantes, como o governador Tarcísio de Freitas, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado e o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, autoridades que consideram a estrutura de Guararema como exemplo que deve ser seguido por outros municípios.