O Centro de Operações Integradas (COI), da Prefeitura de Mogi das Cruzes, recebeu nesta sexta-feira (15/12) a visita do secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Mato Grosso, Cláudio Fernando Carneiro Tinoco. Ele veio conhecer a estrutura de monitoramento e inteligência implantada na cidade, como um bom exemplo a ser utilizado no estado.
Os representantes mato-grossenses conheceram a central de monitoramento, o trabalho com os totens de segurança e da muralha digital inteligente. Além do secretário, participaram da visita o coordenador geral do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Cláudio Alvares Sant’Ana, e o coordenador responsável pelo Projeto “Vigia Mais” da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Mato Grosso, Leandro Alves.
“O COI de Mogi das Cruzes tem uma ferramenta de trabalho de qualidade e eficiência para sua comunidade. Acreditamos, no estado do Mato Grosso, que é importantíssimo a integração dos recursos humanos e dos colaboradores das forças de segurança com inteligência artificial. Pudemos observar que aqui está em passos largos, com importantes ferramentas de trabalho sendo usadas para a segurança pública”, afirmou Tinoco.
Inaugurado em setembro, o COI reúne as imagens das câmeras de monitoramento e da muralha digital inteligente. O monitoramento é feito na nova Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema.
O monitoramento de totens também é feito no local. A estrutura do COI também conta com o setor de Inteligência da Guarda Municipal, para análise de dados e produção de conhecimento para melhor decisão do gestor público.
A estrutura da Defesa Civil de Mogi das Cruzes também atua no COI, com integração com o sistema de monitoramento. O local também tem uma base da Guarda Municipal e o atendimento do telefone 153.
“Temos as ações integradas da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança, com a utilização de tecnologia de ponta e os melhores recursos de inteligência para oferecer mais segurança para a população de Mogi das Cruzes. O resultado já está sendo percebido com a solução de ocorrências e a prisão de criminosos”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Ele lembrou exemplos como a libertação de um homem vítima de sequestro, em uma ocorrência de começou em Mogi das Cruzes e terminou em Suzano, e a prisão de dois menores acusados do furto de uma motocicleta de alta cilindrada, nesta semana.