Em 1973, em uma rua que à época apresentava chão de terra, era inaugurada a Escola Municipal “Padre Cornélio Van Amerongen”, no Centro de Guararema. Carinhosamente apelidada de “Parquinho”, a primeira unidade de ensino municipal da cidade, que já recebeu milhares de crianças guararemenses, completa 50 anos de atividades e celebra a data nesta quarta-feira (20).
Há meio século instalada ao número 54 da Rua Peixoto, a Escola de Educação Infantil atua na formação de cidadãos que, mais tarde, se tornam profissionais de diferentes áreas. Engenheiros, médicos, advogados, professores, cientistas. Guararemenses de alma e coração.
Por estar em uma localização icônica de Guararema, muito próxima ao Recanto do Américo, a Escola “Padre Cornélio” é o lar de muitas histórias de família. É o caso de Oswaldo Hardt, hoje aposentado, que na década de 1980, após buscar a filha na Escola, a levava para brincar no Rio Paraíba do Sul, ao lado da árvore Pau D’Alho, onde ainda não havia um Parque.
Para celebrar tudo isso, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma cerimônia no local. Além de colaboradores, profissionais e alunos, participaram também ex-gestores que por ali passaram, a exemplo de Ignez Rodrigues da Silva, a “tia Ignez”, que foi Professora da primeira turma, de 1973, e Diretora da Padre Cornélio nas décadas de 1980, 1990 e 2000.
Também participaram o Prefeito de Guararema, o Zé, o vice-prefeito Odvane Rodrigues, a Secretária Municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, e o vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga. Juntos, todos comemoraram e visualizaram fotos antigas das turmas de alunos.
“Inaugurada pelo então prefeito, Sebastião Alvino de Souza, a Padre Cornélio, o Parquinho, marca o início, em Guararema, do atendimento público à população da primeira infância. É a primeira escola municipal, que está presente na história de muitas famílias. Este prédio, estas salas de aula e este playground significam muito para nossa cidade. Aqui, importantes aprendizados foram e continuam sendo passados a várias gerações. Aqui, muitas amizades foram formadas e muitos sonhos foram iniciados. E assim será por muito tempo”, discursou o prefeito Zé.
“Estamos emocionados em observar o quanto mudou ao redor, mas a essência permanece. A Rua, que era de terra, hoje é de asfalto. As casas do entorno deram lugar a comércios, e com a vida moderna, há mais carros por perto e os pedestres se tornaram mais raros. Mas as salas de aula, embora tenham sido modernizadas, ainda são lar para a fome de conhecimento e o sorriso tão característico das nossas crianças. Tenho orgulho em ter sido aluna da primeira turma, de 1973. Hoje, temos quase 30 Escolas que integram a Rede de Ensino de Guararema, sempre vislumbrando uma Educação Pública de Qualidade”, completa a secretária Clara.