O sábado (20) marcou o início de uma nova era na educação arujaense. Trata-se da entrega, feita pela Prefeitura de Arujá, de uma das escolas municipais mais modernas do Brasil, localizada na Alameda dos Crisântemos, 445, Jordanópolis, e que atenderá também o Nova Arujá e região.
A Escola Municipal (EM) “Julia Mitie Mine” funciona, atualmente, em apenas quatro salas com cerca de 270 alunos do Ensino Fundamental, nas dependências da Escola Estadual “República Dominicana”, localizada no mesmo bairro. Agora, com o remanejamento da unidade para um prédio de cinco pavimentos (incluindo o térreo), a escola passa a comportar 400 alunos do 1° ao 5° ano, em período integral.
O prédio é composto por 12 salas de aula, incluindo uma sala de atendimento educacional especializado, uma sala de informática, uma sala de leitura, laboratório de informática, laboratório de tecnologia com robótica, anfiteatro para aulas de entretenimento e atividades culturais, playground e edificação equipada com tecnologia fotovoltaica (energia solar), pensando na sustentabilidade, economia e em espaços multidisciplinares para atender às necessidades de uma escola em período integral.
Além disso, há acessibilidade completa para Pessoas com Deficiência (PCDs), com um elevador e piso podotátil; Salas de aula totalmente ambientalizadas e temáticas, como, por exemplo: sala exclusiva para o estudo de laboratório na Língua Portuguesa, desenvolvimento das atividades matemáticas, atividades cognitivas, salas de esportes e bibliotecas, sendo o primeiro andar com salas de aulas tradicionais e o segundo com salas de aulas temáticas; Quadra poliesportiva coberta em pavimento superior (3° andar), o que economiza espaço no térreo e permite maior amplitude para a prática esportiva, além de melhor conservação do equipamento público e câmeras de monitoramento internas e câmeras externas que podem ser interligadas ao Centro de Operações Integradas (COI) para reforço na segurança dos alunos e profissionais da Educação.
“No Japão, fazendo uma referência à homenageada, cuja escola leva o seu nome (Julia Mitie Mine), a profissão mais reverenciada é a do professor. Sempre digo que não existe advogado, médico, nem mesmo professor, sem o professor, pois essa é a profissão das profissões”, disse o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo.
O chefe do Executivo Municipal ainda afirmou que a educação dada em casa é refinada na escola e esse convívio social é fundamental. Ele complementou: “E a nossa missão, enquanto Governo, é cuidar, cada vez mais, das pessoas e, especialmente, das nossas crianças. Por isso, fiz questão de acompanhar desde a fase do bate-estaca, porque as obras começaram efetivamente na nossa gestão”, pontuou.
Dr Camargo ainda enumerou as conquistas realizadas no bairro e região, como reforço na iluminação com lâmpadas de LED, nova pavimentação na avenida Adília Barbosa, a reforma da quadra do Nova Arujá e a construção do segundo parque ecológico Cidade Natureza, que será inaugurado em breve. Já na área da Educação, a entrega de kits escolares, com uniforme, material, mochila e tênis no primeiro dia de aula, aulas de contraturno escolar com ampliação do horário e atividades, entrega de 4.800 tablets para os alunos da rede, mais segurança nas escolas e vagas nas creches, programas em parceria com a Saúde com teste de visão/audição, exame parasitológico e avaliação nutricional, entre outras iniciativas.
Para a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, o compromisso do prefeito é que as escolas de Arujá possam ter o mesmo padrão da EM “Julia Mitie Mine”. “Não há, hoje, em Arujá, uma escola igual a essa e, de agora em diante, ela será referência e modelo para as outras que virão”, ressaltou.
Estiveram presentes na ocasião os vereadores representando a Câmara Municipal, familiares de Julia Mitie Mine (o irmão Katutosi Mine e a cunhada Luisa Satiko Mine), o secretariado municipal, os adjuntos da Educação, Bruno do Prado e Juan Torres, servidores e a população.