Conexão com a natureza. Diversão em família. Momentos de convívio social. Patrimônios históricos. Museus. Boa gastronomia. Espaços de fé e religiosidade. Ambientes de compras e de lazer. Tudo isso e muito mais está à espera de famílias de toda a região em Guararema neste fim de férias escolares.
Município de Interesse Turístico (MIT) reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo, Guararema é o destino ideal para todos os tipos de turistas, já que oferece múltiplas opções de passeios e roteiros. E não só isso: também recebe, de braços abertos, os moradores da cidade, que podem explorar à vontade e ter a sensação de pertencimento nas terras que somam 124 anos de muita cultura.
Para as famílias que contam com crianças, é ainda mais indispensável, já que as atrações, sempre gratuitas, entretém pessoas de todas as idades. Indicações da Prefeitura de Guararema são o Recanto do Américo (Pau D’Alho) e a Ilha Grande, pontos em que além da conexão com a natureza, com ampla presença de área verde e também com as encantadoras águas do Rio Paraíba do Sul, se une em harmonia a pontos instagramáveis únicos.
Belas fotos também podem ser registradas no Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”, que apresenta vista panorâmica de Guararema, com direito a fontes interativas que deixam a experiência leve e divertida.
Passear pelas ruas do Centro também é muito interessante, com paradas estratégicas nas praças Coronel Brasílio Fonseca, onde há o tradicional coreto; e 9 de Julho, onde está a Igreja Matriz.
No meio do caminho, uma parada para compras no Mercado Municipal “Juvenal Alves Pereira”, e logo após, pode ser feita uma visita ao Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, para aproveitar a sombra de árvores e o Centro Artesanal Dona Nenê.
Guararema também tem inúmeras outras belezas, como o Parque Municipal da Pedra Montada, que intriga com uma sobreposição natural de duas rochas gigante; a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, que é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat); a Igreja Nossa Senhora da Escada, que abriga a única imagem de São Longuinho em altar do Brasil, o Museu Ferroviário Estação Guararema; o Museu Casa da Memória “Antonia Guilherme Franco (Dona Nini)” e ainda diversas rotas turísticas cuidadosamente selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para todos os tipos de visitantes.
Entre as opções, há roteiros para quem busca “Conhecer a Natureza”, para quem quer “Curtir com a Família”, para quem prefere “Conhecer a História” e até mesmo para quem procura opções de turismo rural, com café colonial e vivências com animais ideais para as crianças.
Todos os detalhes – e também um tour 360º em todos os pontos turísticos e informações sobre hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, comércios e outros estabelecimentos – estão disponíveis em www.guararema.sp.gov.br/turismo