Na madrugada desta quinta-feira, 15, o Pamo Novo Horizonte foi alvo de vandalismo. A ação fez com que a unidade fosse fechada a atendimento à população e os serviços remanejados para diminuir os prejuízos dos usuários do local.
Funcionários da unidade estão avaliando para saber se, além da ação, algum item foi levado, caracterizando furto. Câmeras de segurança do entorno serão averiguadas para saber se há pistas do ocorrido. A equipe percebeu a ação ao chegar nesta manhã e encontrar a porta da frente aberta, vidro quebrado e, além da bagunça, muito sangue espalhado pela recepção.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para registro de Boletim de Ocorrência.
As consultas que seriam realizadas nesta quinta estão sendo reagendadas para a próxima semana. Outros atendimentos, como curativos, vacinas e entrega de medicamentos, estão sendo realizados em unidades vizinhas, no Quiririm e no Bonfim.
Somente a entrega do leite está mantida, já que pode ser realizada do lado externo da unidade.
Em 2023, cerca de dez unidades da Atenção Básica foram alvo de furtos e vandalismo. Muitas delas possuem alarme e câmeras de segurança, as que não contam com esses dispositivos são acompanhadas por meio de rondas periódicas, realizadas pela Guarda Civil.