Como estratégia de prevenção à dengue, professores da rede municipal de Bertioga receberam, nesta quarta-feira (28), uma capacitação on-line sobre medidas para combater o mosquito transmissor da doença. A Secretaria de Saúde também enviou cerca de 4 mil folders educativos para serem entregues nas escolas.
O objetivo é que os educadores trabalhem o tema com os alunos em sala de aula, que passam a replicar informações sobre o combate ao mosquito em suas casas, já que a população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; entre outros.
De acordo com a Secretaria de Saúde, outra medida de prevenção, além da eliminação dos focos em seu imóvel, é utilizar diariamente um repelente de qualidade, com registro na Anvisa.
Ações de combate à dengue
A prefeitura trabalha com orientações a população e ações de bloqueio e eliminação de focos e criadouros do mosquito, com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e auxilio da Vigilância Sanitária, com intimações e autuações dos proprietários dos imóveis que não atendem as normas sanitárias do controle das arboviroses.
Para reforçar o trabalho, no último mês, a prefeitura contratou novos 32 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 13 ACEs, saltando de 56 para 101 agentes, que atuam nas ruas com atividades de prevenção de doenças e das arboviroses e a promoção da saúde, favorecendo a qualidade de vida das famílias.