O Procon de Ferraz de Vasconcelos preparou um mês inteiro de atividades para comemorar o Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março.
As atividades já começam nesta quarta-feira (06/03), com o ‘Procon Itinerante’ – evento promovido em parceria com a Fundação Procon de São Paulo, com um ônibus móvel, das 10 às 16 horas, que ficará estacionado na Praça da Independência, no Centro de Ferraz de Vasconcelos para atender os consumidores e tirar dúvidas.
Na véspera, o Procon de Ferraz estará na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atendendo os consumidores, especialmente os que estão indo para o trabalho ou voltando, a partir das 10 horas, na estação do centro.
E no dia 15 de março para marcar o Dia do Consumidor, o Procon de Ferraz estará também com o ‘Consumidor na Praça’, levando dicas e orientações para a população, das 10 às 16 horas.
Dentre todas as ações já realizadas pelo Procon, a grande novidade é o ‘Procon Vai à Escola’, projeto inédito que visa atender os alunos da educação infantil, fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com educação financeira, adaptada aos diferentes alunos.
Dos dias 25/03 a 28/03, o ‘Procon Vai à Escola’ estará com a seguinte programação. No dia 25, na Emeb Nurimar Martins Hiar em três períodos: (às 10h; 15 e às 20 horas). Já no dia 26, a equipe estará na Emeb Halim Abissamra em três períodos: às 9 horas, 14 horas e às 19h30.
A programação continua na Emeb Ruy Coelho no dia 27 de março, em três períodos: às 10, às 14 horas e às 19h30. Já no dia 28, a programação se estende na Emeb Pref. Helmuth Hans H.L Baxmann: às 8h; às 9h; às 14 e 15 horas e às 19h30, encerrando as atividades do mês nas escolas.
A coordenadora do Procon de Ferraz, Juliane Gallo afirmou que março já se tornou mês de referência aos consumidores e toda população de uma maneira geral está consumindo algum produto: “Todos devemos ser conscientes a respeito dos nossos direitos, por isso, a divulgação dos serviços do Procon neste período é tão importante para evitar qualquer tipo de abuso e para que os consumidores se sintam assistidos e acolhidos. A informação é muito importante”, disse.
No Procon de Ferraz, casos de fraudes em compras, especialmente nos meios digitais predomina, exatamente pelo período pós-pandemia, já que muitas pessoas passaram a fazer compras pela internet.
Outras ações também vão marcar o mês do consumidor em Ferraz como uma ação relacionada a fiscalização dos ovos de Páscoa sobre preço no comércio, além de uma palestra no Centro de Integração à Cidadania (CIC) sobre os direitos das mulheres prevista para esta sexta-feira, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.