Os serviços de desassoreamento e limpeza de valas prosseguem em toda Caraguatatuba, e essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no bairro Pegorelli, região Sul da cidade.
O trabalho é realizado na Avenida Avelino Alves dos Santos, em uma vala paralela ao campo de futebol do bairro. Funcionários da Sesp utilizam uma PC para a limpeza do local, que visa melhorar o sistema de drenagem, evitando assim alagamentos e enchentes durante o período de fortes chuvas.
Também a região Sul, a Sesep promove o nivelamento da estrada do Rio Claro, em direção às cachoeiras. Para a ação, é utilizada uma máquina patrol e uma retroescavadeira. Os trabalhos prosseguem até o final da semana.
Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos (operação Bota-fora) estão no bairro Perequê-Mirim, nas avenidas José da Costa Pinheiro Júnior e Ítalo Mazzucca, nas ruas Jânio da Silva Quadros e Maria Pereira de Souza, e em trecho da rua Alta Tensão.
No Travessão, também há equipes da limpeza na avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, já fazendo a retirada de resíduos vegetais, entulhos, inservíveis entre outros.
Operação Bota-fora
Os munícipes devem ficar atentos à passagem das equipes de limpeza para que saibam quando fazer o descarte de resíduos. A Operação Bota-fora é realizada imediatamente ao final dos trabalhos de roçada e varrição. A Sesep utiliza escavadeiras e caminhões para fazer a retirada dos resíduos oriundos da limpeza e dos materiais depositados pela população.
Vale lembrar que quando a Operação Bota-fora é realizada, os moradores têm a oportunidade de fazer o descarte de forma correta.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.