São Sebastião completou 388 anos de aniversário de emancipação político-administrativa, neste sábado (16). Como manda a tradição, a Praça Almirante Tamandaré, conhecida como Praça da Marinha, na Rua da Praia, recebeu a solenidade de hasteamento dos pavilhões com participação de um grande público.
Participaram do evento o prefeito Felipe Augusto, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, secretários de governo, além dos vereadores e diversas autoridades do município, que foram homenageadas no discurso do chefe do executivo.
“Hoje é um dia de festa e de muitas felicidades para esta cidade maravilhosa, que completa 388 anos. Este é o último aniversário do município em que estou na condição de prefeito e considero um momento muito importante. Precisamos exaltar o povo sebastianense e toda a beleza natural que temos nessa cidade. Nesses quase oito anos de governo nos dedicamos para tornar essa cidade ainda mais linda e melhor para os munícipes”, disse o prefeito Felipe Augusto.
No evento houve honrarias das autoridades da Marinha, Polícia Militar, Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Municipal, Guarda Mirim, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil. Além disso, houve apresentação da Banda Municipal de São Sebastião ‘Maestro Manoel Ladislau de Mattos’, que comemora hoje 34 anos de fundação, da Banda Musical da Topolândia (Bamut) e do Coral de Libras da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano.
O vice-prefeito Reinaldinho destacou a força que toda a população e a gestão municipal tiveram para superar a catástrofe de 19 de fevereiro de 2023. “Estamos comemorando o aniversário da cidade após passarmos por momentos difíceis e de incertezas. Entretanto, trabalhamos para alcançar um estágio que nem parece que a cidade foi atingida por uma catástrofe. São Sebastião está linda e avançando. Estou muito feliz e sei que podemos melhorar ainda mais essa cidade”, completou.
O ato de hastear a bandeira é um gesto simbólico que consiste em elevar a bandeira de um país, instituição ou organização em um mastro ou haste. Esse gesto representa o orgulho, a identidade e a soberania do grupo representado pela bandeira.
Contexto histórico
São Sebastião é uma das riquezas do Litoral Norte do Estado de São Paulo e foi uma das cidades por onde passou a expedição marítima com o explorador Américo Vespúcio, quando os portugueses batizaram os lugares do litoral brasileiro com os nomes dos santos católicos do dia. Sendo assim, a cidade recebeu o nome do santo do dia em que a expedição por aqui passou, ou seja, 20 de janeiro de 1502.
Mas foi só em 1586 quando começaram a chegar as primeiras famílias para povoar a cidade e vindas de Portugal. A cidade foi reconhecida pela Coroa Portuguesa e elevada à categoria de Vila em 16 de março de 1636, sendo esta considerada a data de sua fundação.
A cidade, que passou por muitos momentos de altos e baixos na economia, no início de sua colonização, começou no início do século 20 a fortalecer a formação da cultura caiçara, baseada na pesca e agricultura de subsistência.
São Sebastião realmente se fortaleceu com o início das operações do Porto Marítimo e da Petrobras nas décadas de 50 e 60 quando também começaram a ocupação turística na cidade.
Atualmente, o município conta com 110 quilômetros de extensão e uma população, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 81.595 habitantes.