A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD), expôs na quinta-feira, dia 1º, as dívidas da cidade (prefeitura), sendo que algumas delas deverão ser pagas até 2047. A chefe do Executivo ferrazense explicou, por meio de live nas redes sociais, sobre os parcelamentos que a administração possui, bem como seus valores, etc. Ao todo, Ferraz tem a pagar R$ 305.438.517,32.
Entre os parcelamentos, estão dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), Banco do Brasil, Tribunal de Justiça do Estado De São Paulo (precatórios), bem como com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No total, a soma de todos os parcelamentos compromete quase R$ 3 milhões dos cofres públicos todos os meses.
Cabe destacar que tratam-se de dívidas deixadas por outras administrações. Neste sentido, Priscila ressaltou que alguns valores são de serviços não pagos e que foram executados em 2000. Uma das dívidas, com a Sabesp, possui data de 1996.
De qualquer forma, a prefeita afirmou que não se surpreendeu com o montante, pois sempre esteve ciente da situação, e que continuará honrando o pagamento em dia. “Não estou reclamando, pois no ano passado eu já tinha ciência das dívidas. Nós vamos continuar pagando estes parcelamentos em dia, mas é triste saber que todo esse dinheiro está sendo gasto com quitação de dívidas, e não com investimento na cidade”, falou Priscila. A live também contou com a participação do deputado estadual e irmão da prefeita, Rodrigo Gambale (PSL).
Depois de falar das dívidas a prefeita também falou sobre obras na cidade. Na oportunidade, ela destacou empreendimentos que estão sendo construídos agora ou que foram retomados neste ano, como uma creche na Vila Correa, extensão do Paço Municipal, o Morar Bem II, o posto de saúde do Jardim Tv, obras de pavimentação em vários bairros da cidade, etc.