Cerca de 500 alunos participaram na tarde deste sábado (23) da abertura da segunda edição da Olimpíada e Paralimpíada “Pequenos Esportistas na Rede Municipal”, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação no Ginásio Municipal Prof. Hugo Ramos. O evento contou com representantes das 37 escolas, que irão participar da competição de abril até outubro.
Neste período, cerca de 4,2 mil alunos disputarão 9 modalidades esportivas (queimada, xadrez, Futsal, atletismo, esportes de demonstração, basquete, lutas; além de duas modalidades exclusivas para alunos com deficiência). “O esporte ensina sempre! Essa combinação entre educação e esporte leva as crianças longe. A gente nunca perde: ou a gente ganha ou a gente aprende”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami.
A secretária de Educação, Marilu Beranger, participou da abertura, acompanhada pela adjunta da Pasta, Mariane Prestes. “É uma grande alegria participar desta segunda edição da Olimpíada e Paralimpíada. Todas as escolas estão de parabéns pela participação no ano passado e temos certeza, que será mais um grande evento nesse ano. Agradecemos a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e queremos desejar aos nossos jovens atletas uma excelente competição”.
A aluna Manoela Reicher Silva Milfont, da EM Prof. Adolfo Martini, fez o juramento do atleta em nome dos pequenos esportistas. O fogo olímpico foi levado por professores de Educação Física com grandes histórias na rede municipal de ensino. Anderson Marcelo Ligramante, que desde 2009 leciona no Cempre Dra Ruth Cardoso, começou o trajeto da tocha. O professor iniciou um projeto de futsal que garantiu grandes possibilidades para muitos alunos, além de ganhar visibilidade dentro e fora de Mogi das Cruzes.
A segunda professora foi Luciana Cazarini Lima de Marchi. Com 34 anos de Magistério, ela atuou na rede entre 2010 e 2022. Em 2021, o projeto “Brincadeiras e Movimentos em casa: O brincar e aprender em período de aulas remotas”, realizado em parceria com as professoras e equipe escolar da EM Dr. Milton Cruz, ficou entre os dez melhores na edição nacional do “Prêmio Conectando Saberes”/ Fundação Lemann.
A primeira professora de Educação Física da rede municipal de Mogi das Cruzes, Débora Cibele Fernandes levou a tocha até a pira olímpica. Conhecida como Dedé, ela chegou na rede em 1987 e se aposentou em 2013. Lecionou por 25 anos de atuação na Escola Municipal de Educação Especial – EMESP Professora Jovita Franco Arouche.
A abertura teve a apresentação da Banda Escolar Profª Cecília de Souza Lima Vianna , integrante do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela Sinfônica Mogi e da equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que teve como representante Felipe Marques. Os vereadores Eduardo Ota, membro da Comissão de Educação, e Marcos Furlan também prestigiaram o evento.