Durante as celebrações do 471º aniversário de Santo André, os andreenses notaram não apenas as tensões entre o vice-prefeito Luiz Zacarias e Paulo Serra, mas também a aproximação do prefeito com outra figura política local, o vereador e pré-candidato pelo PSB, Eduardo Leite.
A troca de acenos aconteceu publicamente em eventos, com Serra mencionando explicitamente o vereador e posando para fotos ao seu lado, além de expressar nos bastidores o desejo de tê-lo como parceiro na chapa governista. Por sua vez, Leite também fez gestos em direção ao atual líder do executivo municipal, incluindo uma imagem com ele em seu vídeo publicitário para o aniversário da cidade.
Eduardo Leite, que tem alternado liderança nas pesquisas eleitorais com o atual desafeto do prefeito, Luiz Zacarias, tornou-se uma opção mais viável e segura para a sucessão, visto que Gilvan Junior ainda não decolou nas pesquisas eleitorais e enfrenta resistência interna na base do governo.
Com o risco calculado de comprometer seu projeto político de sucessão e a validação do rompimento de Zacarias com o governo por figuras como Fernando Marangoni, Ailton Lima e Carlos Bianchin, Serra tem agido nos bastidores.
Com a boa relação do prefeito tucano com a cúpula do PSB, incluindo a deputada Tabata Amaral, que fez uma dobrada com Ana Carolina Serra em 2022, e Geraldo Alckmin, antigo aliado político, Serra tem se aproximado dessas lideranças buscando emplacar o PSB dentro de seu arco de alianças.
Mas com o término da janela partidária e a permanência de Leite no PSB, tudo se encaminha para que a possível reedição da aliança PSB-PSDB que está consolidada em São Paulo, desta vez, ocorra em Santo André.