Uma turma de 28 novos empreendedores do bairro Vila Garcia (distrito de São Silvestre), concluiu mais uma edição do Programa Comunidade Empreendedora, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na última terça-feira (23), em cerimônia de formatura e entrega de certificados.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar oficinas técnicas de 80 horas de Costura de Tecido Plano Malha, ministradas pelo SENAI, além de 40h de capacitação sobre Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo e Gestão, com consultores da Faculdade Anhanguera e Sebrae.
A proposta oferece capacitação e qualificação técnica com foco no desenvolvimento sustentável, para impulsionar ideias inovadoras e gerar empreendimento. O programa foi implantado em 2022, e conta com a participação das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, além das subprefeituras e do comitê do projeto Cidade Saudável.
“Estamos muito felizes com os frutos que já estamos colhendo com o Programa realizado na comunidade do São Silvestre. Detectamos potenciais empreendedores se destacando com os seus negócios, fortalecendo o empreendedorismo naquela região”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Rosa.
O Programa Comunidade Empreendedora atende 6 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo elas atendidas pelo Programa:
ODS 1 – Erradicação da Pobreza
ODS 2 – Fome zero
ODS 3 – Igualdade de Gênero
ODS 8 – Empreendedorismo Crescimento Econômico
ODS 10 – Redução das Desigualdades
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Abriu a mente
Para a empreendedora Pamela Nobre, moradora do Vila Garcia, este programa “abriu a mente da gente”. Ela já tinha um ano de loja, mas era inexperiente, mesmo vindo de uma família de comerciantes. “Me inspirou muito. Eu estava desanimada e com falta de ideias e as aulas me deram um ‘up’.
Pamela, que vende roupas infantis online, disse que aprendeu também a utilizar as redes sociais a seu favor. “Valeu a pena de verdade”, afirmou, animada.
“Realizamos a 3ª edição do programa com muito êxito e excelentes resultados dos empreendedores capacitados. Pretendemos constituir políticas públicas concretas de empreendedorismo, para tornar Jacareí uma Cidade Empreendedora e Empregadora, geradora de oportunidades e qualidade nos serviços”, declara Daniela Cambuzano, coordenadora do Projeto, e assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.