Mesmo sendo competência do Estado, a questão da segurança tem sido tratada como prioridade pela Prefeitura de Caraguatatuba.
Desde 2017, a administração investiu com recursos municipais mais de R$ 50 milhões em convênios com as Polícias Civil e Militar, com a implantação da Guarda Civil Municipal, o Centro de Operações Integradas (COI) e a instalação de mais de 180 câmeras de monitoramento, com reconhecimento de placas de veículos e facial de pessoas procuradas pela Justiça.
A Guarda Civil Municipal foi criada em 2022 e possui um efetivo de 57 guardas. A corporação conta com armamento, uniformes, motos e viaturas. A GCM terá ainda seu efetivo ampliado, já que foram convocados mais 36 concursados que passarão por Curso de Formação.
Somente em 2023, graças ao trabalho integrado da Guarda Civil Municipal com o Centro de Operações Integradas, 44 pessoas foram presas por terem condenação ou serem procurados pela Justiça.
Já na Operação Verão 2023/2024, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado, recebeu 266 policiais que trabalharam durante todo o verão (Natal até o Carnaval) em ruas e espaços públicos de Caraguatatuba.
Somente com a Operação Verão, a Prefeitura investiu mais de R$ 1,2 milhão, referentes à hospedagem e alimentação dos policiais durante a temporada.
A Atividade Delegada (policiais em horários de folga trabalham e recebem pela Prefeitura), também tem recebido investimentos desde 2017, com o aumento do efetivo de policiais pagos pela municipalidade para realizar o patrulhamento nas ruas. O programa ganhou ainda motos e viaturas novas.
A Prefeitura tem realizado ainda grandes investimentos em iluminação pública, de Norte a Sul da cidade, melhorando a sensação de segurança entre os munícipes. Desde 2022, mais de 2 mil novos pontos de iluminação foram instalados na cidade.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que Caraguatatuba teve uma redução de mortes violentas nos comparativos de 2024 para 2023.
Lembrando que as ocorrências de homicídios se referem, na maioria dos casos, ao acerto de contas entre indivíduos e cuja investigação e esclarecimento é de responsabilidade da Polícia Civil.