A Jornalista Aurélia Cinaqui assumiu, nesta terça-feira (27), a presidência estadual da União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM) no Estado de São Paulo, o mais populoso do país, com 645 municípios.
A UBAM tem se destacado pela atuação nos menores e mais sofridos Municípios do país, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das prefeituras que dependem totalmente dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e que não possuem receita própria.
A Entidade atua, desde 2005, na Câmara e no Senado, para tentar aprovar propostas e projetos de lei que possam fortalecer os Municípios, como também junto ao governo federal e as instituições públicas, viabilizando a criação de consórcios públicos municipais, repasses de recursos e orientando os gestores para prestação de contas e capacitação de servidores.
Segundo a presidente estadual da UBAM em São Paulo: “será um grande desafio aglutinar todas as forças políticas de um Estado tão grande e cheio de complexidades como São Paulo. Mas a missão foi aceita pela necessidade de fortalecer o Movimento Municipalista, que reúne as associações regionais e microrregionais, para assim colaborar com os Prefeitos para tirar as prefeituras do caos financeiro e dotar os pequenos Municípios de condições de governabilidade.
“Vamos buscar o apoio do governador Dória para um importante trabalho em prol do crescimento sustentável das pequenas cidades, com o fim dos lixões que funcionam a céu aberto, a falta de plano diretor, códigos de postura e aparelhamento das unidades de saúde e construção de novas salas de aula, com recursos do governo estadual. ”
Aurélia já está na política de São Paulo a alguns anos, e só concorreu para a Câmara Municipal da capital, mas almeja outros voos mais altos, no propósito de fortalecer a relação do legislativo estadual com os Municípios,