Um grupo de 12 pessoas da Prefeitura de Mogi das Cruzes partiu para o Rio Grande do Sul no início da manhã desta quarta-feira (08) para auxiliar no trabalho de resgate e atendimento à população atingida pelos temporais que castigam o estado. A equipe é formada por funcionários da Secretaria Municipal de Segurança, da Guarda Municipal e da Defesa Civil e também está levando suprimentos e doações.
Os mogianos deverão atuar em Porto Alegre e cidades próximas da capital gaúcha, como Eldorado do Sul. O Rio Grande do Sul vem sofrendo com uma catástrofe climática causada pelas fortes chuvas dos últimos dias, que, até a manhã desta quarta-feira, já havia deixado 95 pessoas mortas e mais de 200 mil moradores fora de suas casas.
“Todo mundo está acompanhando o que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Entendemos que agora que, embora o Brasil todo esteja fazendo muitas doações materiais para lá, a gente vai mandar um grupo da Defesa Civil e da Guarda Municipal para suprir algumas necessidades físicas. Nossos servidores vão dar todo o suporte neste desafio de oferecer atendimento aos moradores que estão necessitando”, afirmou o prefeito Caio Cunha, ao lado do secretário adjunto de Segurança, Augusto César Barbosa, que comanda a equipe mogiana.
O grupo viaja com três viaturas 4×4 que serão utilizados no trabalho de atendimento aos gaúchos. Também estão sendo levados sistema de iluminação, motosserras, geradores, drone e diversos equipamentos. A equipe também transporta doações de cerca de 2 mil garrafas de água, produtos de limpeza, roupas e outros produtos arrecadados por entidades da sociedade civil organizada de Mogi das Cruzes.
A previsão é que a equipe de Mogi das Cruzes permaneça pelo menos uma semana no Rio Grande do Sul trabalhando no resgate e salvamento de pessoas, além do rescaldo dos problemas trazidos pelas chuvas.
Fundo Social
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também está recebendo doações para serem encaminhadas à população do Rio Grande do Sul. Quem quiser ajudar pode entregar os itens na sede do Fundo Social, que está no primeiro andar do prédio-sede da administração municipal.
São recebidos alimentos não perecíveis, água mineral, papel higiênico, embalagens descartáveis, colchões, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Dada a urgência da situação e a necessidade da rápida distribuição, o pedido é para que os itens já sejam entregues embalados e rotulados.
O Fundo Social não está recebendo doações em dinheiro. Neste caso, a orientação é utilizar o canal direto aberto pelo governo do Rio Grande do Sul para doações. Aos interessados, basta realizar a transferência para o CNPJ 92.958.800/0001-38. A operação será remetida para a conta “SOS Rio Grande do Sul”, do banco Banrisul.
Tudo o que for arrecadado será primeiramente encaminhado à Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes, que já está envolvida na campanha SOS RS, em virtude do estado de calamidade se articulou com a Polícia, a quem cabe o transporte das doações até o estado afetado.
A sede do Fundo Social fica no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura, situado na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico.