O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na quarta-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar do processo de desestatização da Sabesp, liderado pelo Governo do Estado.
Além do governador, o encontro teve a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Souza.
Segundo o Novo Marco do Saneamento, 99% da população brasileira deve ter abastecimento de água e 90%, coleta e tratamento de esgoto até o ano de 2033. O Estado de São Paulo quer antecipar a meta em quatro anos, ou seja, em 2029.
Para o Estado, o modelo da desestatização pode ampliar investimentos no Estado, reduzir tarifas e tornar a companhia uma plataforma multinacional do setor.
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, Caraguatatuba teve a garantia do Estado que todos os projetos serão mantidos mesmo com a desestatização.
“Assinamos um contrato em 2018 com um cronograma de obras até 2026, ou seja, prevendo a universalização na cidade antes mesmo do Estado. Vamos continuar com os investimentos para finalizar as obras em diversos bairros, como o Jaraguazinho, Pegorelli, Martim de Sá, Massaguaçu, Cidade Jardim, Golfinhos, entre outros”, explicou o prefeito.