A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, dará início neste sábado (25/05) ao processo de construção de um novo Plano de Bairro. O local alvo do trabalho, onde também será a apresentação do projeto e calendário de ações, é a Nova Jundiapeba. Os trabalhos fazem parte do Viva Seu Bairro, que também vai ofertar na data serviços essenciais e atração cultural à comunidade do bairro.
O plano, que já foi executado no Residencial Novo Horizonte, visa dialogar diretamente com as comunidades, mapear demandas, planejar e executar melhorias conforme possibilidades. A iniciativa materializa diversos princípios da Política de Desenvolvimento Urbano de Mogi das Cruzes por meio da elaboração democrática e participativa, envolvendo aspectos como gestão democrática, o direito à cidade, a função social da cidade e a cidade sustentável e inovadora.
Os planos de bairro estão previstos no Plano Diretor Municipal de Mogi das Cruzes (Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019) e dialogam com os princípios da cidade sustentável e inovadora previstos pelo Art 3º do Plano Diretor.
O projeto tem como base o planejamento territorial em curto, médio e longo prazo, a construção participativa com a população, a partir de trabalhos de base e é também intersetorial, unindo várias Secretarias e departamentos do poder público para suprir as principais demandas locais.
Os objetivos deste trabalho são fomentar a educação, a segurança e a acessibilidade. O plano também visa promover o desenvolvimento sustentável do bairro e construir o crescimento equitativo em uma comunidade integrada.
No Residencial Novo Horizonte, que foi alvo do primeiro Plano de Bairro, foram 60 ações executadas na comunidade e, entre as demandas mapeadas, mais de 70% já foram atendidas. Na Nova Jundiapeba, os trabalhos também já começaram, com análise técnica, reuniões, mapeamento de atores, entrevistas, encontros, formação de grupo de trabalho, aplicação de questionários e pesquisas, tudo isso previamente ao lançamento, que será neste sábado.
O plano deve se debruçar sobre cinco eixos temáticos. São eles: qualificação do habitat e do ambiente urbano, integração e direito à cidade, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento econômico, cultura e inovação e, por fim, acolhimento, cuidado e bem-estar comunitário. A definição desses pilares se deu a partir de entrevistas e oficinas com a população.
As atividades terão início às 13h, com um mutirão de vacinação contra a gripe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que deve se estender até as 14h. Na sequência, será feita a apresentação do projeto e cronograma do Plano de Bairro. A próxima atividade, a partir das 14h30, será a ação mão na massa, seguida pela quarta e última ação, que será um show de encerramento, a partir das 15h30, com o cantor, violonista e compositor Cacá Lopes.
Toda a programação será realizada no cruzamento entre a rua Manoel Fernandes e a avenida Marrocos.