O ProJovem Itaquá está recebendo os ajustes finais. Nesta semana, a obra alcançou 90% e assim que for finalizado, o espaço construído pela Prefeitura de Itaquaquecetuba atenderá aproximadamente 300 jovens por mês.
O objetivo do equipamento é ampliar o acesso a ações que elevem o conhecimento e fomentem projeções de futuro, elevando a autoestima e gerando independência financeira por meio da possibilidade de ingresso na universidade, oferta de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
“Considerando que quase 40% da população de Itaquá possui rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa, a juventude está exposta a atividades informais e precárias vividas nas relações de trabalho. O ProJovem foi pensado para minimizar as situações de vulnerabilidade”, destacou a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.
O espaço já está em funcionamento com o Aprova Itaquá, curso preparatório gratuito para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), atendendo cerca de 200 estudantes em seu auditório já finalizado. As aulas estão sendo realizadas aos sábados e durante a semana, de manhã e à noite.
Assim que for inaugurado, com previsão para este mês, a Casa da Juventude ProJovem vai oferecer cursos livres, além de oficinas e palestras de orientação vocacional, marketing pessoal, empreendedorismo em mídias sociais, criação de podcasts e personal stylist.
“Queremos oferecer condições para que os munícipes tenham o melhor desempenho. Por isso pensamos em todos os detalhes, com uma estrutura de primeira e uma ótima equipe de atendimento”, acrescentou a secretária.
O ProJovem Itaquá tem investimento de R$ 974.165,00 e está localizado na avenida Emancipação, 37 – Centro. O espaço possui seis salas de aula, auditório, salas de informática, de coordenação, de professores, de DJ, espaços de convivência para os professores e estudantes, copa e banheiros.
“Estamos muito felizes com o avanço na preparação do ProJovem. Esse equipamento vai dar mais oportunidades para os jovens. Esperamos que aproveitem ao máximo essa chance. Nosso objetivo é que todos tenham acesso digno aos estudos e ao mercado de trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.