Nesta quinta-feira, 6, a Radial Transporte empresa de ônibus que circula nas cidades de Poá, Suzano e Ferraz se manifestou contra uma fake news divulgada com a finalidade de prejudicá-la. A direção da Radial destacou que mesmo tendo divulgado em suas mídias novas vagas de emprego, a empresa foi surpreendida nesta semana com a publicação de mentiras envolvendo seu futuro veiculado por alguns órgãos de imprensa. Entre elas previsão de demissões em seu quadro de colaboradores.
O texto apócrifo enviado às redações de sites e jornais do Alto Tietê faz referência mentirosa sobre “cerca de 15% dos colaboradores da empresa de transporte coletivo perderão seus empregos até o final de 2021”.
Atualmente foram abertas novas vagas para contratação de profissionais em diversas áreas. A empresa afirma que sempre esteve engajada contra a divulgação de notícias falsas, inclusive criou campanha contra fake news no ano passado em suas redes sociais.
Para a Radial, o propósito deste tipo de desinformação é provocar medo nos funcionários e criar uma instabilidade no ambiente de trabalho, visto que o departamento de recursos humanos está em processo de contratação de novos colaboradores e com projetos de melhorar e qualificar seu quadro funcional. Neste momento a Radial está com o processo de seleção para contratar dois motoristas para Ferraz, mais 10 motoristas para Suzano. Além de mecânico, almoxarife e analista de TI para sua unidade de Ferraz.