Itaquá fez uma maratona histórica de entregas e inaugurações na semana passada, mas a cidade de Ferraz de Vasconcelos, que é comandada pela prefeita Priscila Gambale, não ficou muito atrás não. Na famosa terra da uva também aconteceram muitas inaugurações e entregas neste início de julho. E uma das entregas mais importantes, foi, sem dúvidas, a da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no último dia 3. A ação ocorreu graças a uma sólida parceria entre o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
O novo prédio está localizado na sede da Polícia Civil, na Rua David Rogatis, 49, no bairro Parque Dourado, e contará com profissionais preparados para acolher possíveis mulheres vítimas de agressão.
A cerimônia inaugural contou com a presença da chefe do Executivo, Priscila Gambale, o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, o delegado Geral de Polícia, Arthur José Dian, o delegado diretor do DEMACRO Júlio Gustavo Vieira Guebert, o delegado seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, Waldir Antonio Covino Junior, a delegada de Polícia da DDM de Ferraz de Vasconcelos, Tatiana Kajimura Chinellati, o deputado estadual, Delegado Olim, entre outros.
A DDM visa o atendimento humanizado das mulheres, bem como algumas funções, a saber: registro de ocorrências, investigações, apoio psicológico, assistência jurídica, apuração de crimes contra as mulheres, solicitação de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Estiveram presente também, os secretários municipais Daniele de Freiras, Dom Souza, Antonio Carlos, Carlos Alexandre, Clécio Gonçalves, Thiago Severo, Fernanda Cato, Jackson dos Santos, Anderson Mota, José Batista, Marcelo Dearo, Paula Trevizolli, Robson Xisto, de Segurança Urbana e Defesa Civil, Comunicação, Obras, Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Chefe de Gabinete, Governo, Meio Ambiente e Proteção Animal, Esporte e Lazer, Transportes e Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social, respectivamente. A presença de tantas autoridades comprovou a importância da inauguração em uma cidade que até bem pouco tempo não tinha nenhuma política pública em benefício e em defesa das mulheres.