A 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), por meio da Comissão de Direitos Humanos, prepara um mutirão de retificação de nome para o dia 3 de agosto (sábado), às 14 horas, na sede da entidade (rua Baruel, 592 – centro). A iniciativa gratuita é voltada à orientação de pessoas trans e não-binárias que desejam a alteração do nome e gênero na documentação.
Nomeada “Trans’formando Suzano”, a atividade está em sua segunda edição e conta com a parceria da Frente LGBTQIA+ de Suzano, da Comissão de Assistência Judiciária e do Centro Universitário Unipiaget, além da participação de diferentes movimentos e coletivos, como o Diversidades Periféricas, a Família Stronger, A Casa da João e o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP – Suzano), visando garantir o princípio da dignidade humana por meio do direito assegurado na Lei de Registros Públicos (Lei Federal nº 6.015/1973).
Por sua vez, o presidente da subseção, Fabrício Ciconi Tsutsui, lembrou que a ação, também realizada em 2023 com 19 atendimentos, é um método ideal para a difusão do direito e o combate ao preconceito. “Buscamos incentivar a cultura de paz e o respeito em cada grupo e setor da cidade, portanto, repetir esta ação por meio da Comissão de Direitos Humanos representa o fortalecimento de um pilar da entidade, que é a dignidade da pessoa humana e Justiça para todos”, concluiu.