Os atletas de jiu-jitsu de Itaquá estão se destacando na modalidade e alcançaram a primeira colocação no ranking mundial de jiu-jitsu. O pódio computa resultados de competições de alto rendimento durante o ano, como o Campeonato Brasileiro, Sul-Americano, Europeu, Americano, Panamericano, Asiático e os Opens Internacionais.
A escola que pratica a modalidade, De La Riva Itaquaquecetuba de Jiu-Jitsu, recebeu, em 2023, em termos de competição, o título de melhor escola do estado de São Paulo nas categorias mirim e juvenil. Em termos de estadual e nacional, a escola possui de 10 a 15 melhores atletas do Brasil e, em nível mundial, são três: Emanuel Santos de Almeida, de 12 anos, e Raí Santos, de 11 anos, estão liderando o ranking, e Antonella Oliveira Ventura, de 12 anos, está na segunda colocação.
Emanuel somou pontos ao ser três vezes campeão Sul-Americano da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), três vezes campeão Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), quatro vezes campeão Internacional Open IBJJF, 12 vezes campeão do Circuito Paulista da Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ), quatro vezes campeão Paulista FPJJ, quatro vezes campeão Mundial na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e duas vezes campeão Mundial NOGI CBJJE.
Raí Santos conquistou os pontos ao ser campeão Brasileiro CBJJ, campeão Sul-Americano IBJJF, duas vezes campeão Internacional Open IBJJF, campeão Abu Dhabi Combat Club (ADCC), campeão Mundial NOGI CBJJE e campeão Mundial CBJJE. Já Antonella Ventura teve os pontos somados ao ser campeã Brasileira CBJJ, campeã Sul-Americana IBJJF, campeã Mundial NOGI CBJJE, campeã Mundial CBJJE e campeã Internacional Open IBJJF.
Essa conquista de Itaquá também é resultado do treinamento sério e comprometido de Bruno Almeida, da escola De La Riva, que conseguiu levá-los a alcançar lugares de destaque no ranking. “Os resultados positivos estão vindo de um trabalho que começamos em 2017. Emanuel foi o nosso pioneiro dessa turminha e hoje temos atletas europeus que vem ao Brasil só para se preparar na nossa escola. Em outubro eles vão para o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu que será em Lisboa, Portugal. Os atletas são comprometidos e focados”, finalizou.