O escritor Miguel Pequeno, de apenas sete anos, doou mais de 200 livros infantis de sua autoria, para as Secretarias de Cultura e Educação. A doação foi realizada em parceria com a mãe e também artista plástica, Elisangela Pequeno. A publicação de mil exemplares teve investimento da Lei Aldir Blanc, além da participação de Taylor Aquino, designer gráfico, nas ilustrações do livro.
O escritor Miguel tem sete anos e segundo a parceira e mãe, Elisangela, o aluno do 2º ano da rede municipal de ensino, desenha desde os três anos, e a ideia de escrever um livro surgiu com a necessidade de externar o talento do artista, que além de escrever também modela e é ator.
De acordo com a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, a Nena, a arte está nos pequenos detalhes do dia a dia. O incentivo pelos pais deve ocorrer já na infância. “A cultura é algo essencial, sobretudo neste momento de pandemia. Se não fossem as novelas, filmes e outras apresentações artísticas por meio da TV e internet muitas pessoas estariam com muito mais problemas de saúde. A arte deve ser inserida pelos pais já na primeira infância”, explica Nena.
Já o secretário de Educação, Lucas de Assis Costa, o Lucas do Liceu, esclarece a importância do livro infantil nas escolas. “A leitura é fundamental na vida do ser humano, mas é na educação básica que começamos a desenvolver esta cultura por meio das ilustrações e poucas palavras. Sem contar no sentimento de gratidão por sabermos que um aluno nosso já é escritor, já vive esta cultura”, relata.
O autor do livro conta que sempre gostou de desenhar e que seu sonho é ser artista: “Eu sempre desenhei muito e minha mãe decidiu publicar. Eu quero ser artista”, conta.
Os interessados em ler o livro infantil “Sapeca e seus amigos” podem agendar na Secretaria de Cultura por meio do telefone 4754-2111. A biblioteca do município também recebeu a doação de 150 unidades de títulos voltados a diversos gêneros como fotografia, literatura e infantil, entre outros, da Rede Estadual de Biblioteca Pública.
Por causa da pandemia e protocolos sanitários, a Secretaria de Cultura está com diversas realizações online. Todas às segundas-feiras têm o podcast- “Trechos, prosas e poesia”, onde os munícipes podem participar enviando a leitura de trechos de poesia. Na quarta-feira, a atração fica por conta da “Dica da biblioteca”, onde os internautas recebem dicas de música, livros e outras. Já na última quinta-feira do mês, tem a exibição do Clube do Aroldo (Clube do livro).
A programação completa da Secretaria de Cultura pode ser acompanhada por meio das redes sociais, no link: encurtador.com.br/klmqL