Home Cidades Prefeitura de Arujá apoia campanha de doação de sangue do Rotary Club de Arujá Sul

Prefeitura de Arujá apoia campanha de doação de sangue do Rotary Club de Arujá Sul

por Douglas Spada


A Prefeitura apoia a campanha de doação de sangue feita pelo Rotary Club de Arujá Sul. A ação ocorrerá no dia 27 de maio (uma quinta-feira), das 9h às 16h, nas dependências da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na rua Fenacita, 500, no Jardim Fazenda Rincão. Para poder doar sangue, a pessoa deverá fazer o agendamento pelo telefone (11) 99666-3382.
De acordo com a presidente do Rotary Club de Arujá Sul, Andrea Couto, essa vai ser a terceira campanha realizada pelo clube em Arujá, feita em parceria com o Hemocentro São Lucas.
Vale ressaltar que as pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar, segundo o Ministério da Saúde, desde que sigam algumas orientações. Pessoas que contraíram Covid-19 podem doar sangue, se respeitarem um período mínimo após a melhora completa de sintomas. Para que estejam habilitadas a doar, após terem contraído a doença, é necessário que aguardem 30 dias e depois que todos os indicativos da doença tenham desaparecido.
No caso da pessoa que teve contato com alguém que tenha positivado ou que esteja com suspeita de estar com a Covid, a recomendação é que se aguarde 15 dias e só doe sangue caso não manifeste sintomas.
Segundo a médica hemoterapeuta Roberta Fachini, do Hospital Sírio-Libanês, em entrevista concedida à Agência Brasil do governo federal, até o momento, não houve evidências científicas de que o Sars-CoV-2 possa ser transmitido através de transfusões de sangue. “Felizmente, esse vírus, apesar de ser detectado, por exames de biologia molecular, também na corrente sanguínea, não existe nenhuma comprovação científica de que essa quantidade de vírus seja capaz de infectar um paciente pela via transfusional. Mas, de qualquer forma, o critério de 30 dias após plena recuperação dos sintomas tem sido bastante aceito, é o praticado mundialmente, como critério de segurança adicional”, afirma.

Requisitos básicos para doação

– Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto, sendo que menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
– Estar com bom estado de saúde.
– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue.
– Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
– Caso tenha contraído a Covid, a orientação é para aguardar 30 dias e até que todos os sintomas tenham desaparecido.
– Caso tenha tido contato com alguém positivo ou com suspeita de Covid, deve-se aguardar 15 dias e só doar sangue se não tiver manifestado sintomas.

Postagens relacionadas