Lançado em outubro de 2023, o Programa Nova Mogi foi apresentado pelo governo Caio Cunha para ser o maior programa de recapeamento e pavimentação, já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.
No período de seu lançamento, o projeto pretendia atender mais de 150 vias, atingindo cerca de 50 bairros de Mogi das Cruzes e região, com extensão total em, aproximadamente, 130 km, com investimento previsto de R$ 205,9 milhões, destes R$ 165 milhões de recursos obtidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Liberações do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
A reportagem do Gazeta questionou a administração liderada por Caio Cunha sobre como está o andamento do Programa Nova Mogi e o balanço do primeiro semestre de 2024.
Veja os questionamentos do Gazeta Popular:
Gazeta Popular: Nos últimos seis meses, quais foram os avanços do Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica em Mogi – quantas ruas foram recuperadas?
Quantos quilômetros?
Gazeta Popular: Qual o investimento no semestre?
Gazeta Popular: E desde o começo do governo, quantos quilômetros foram recuperados e qual foi o investimento realizado em todo esse período?
Gazeta Popular: No segundo semestre, o que deverá ser feito por meio desse programa nas ruas de Mogi?
Confira o balanço do programa apresentado pela Gestão do Prefeito Caio Cunha:
O Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica chega ao mês de julho com um total de 110 vias pavimentadas, em diversos bairros de Mogi das Cruzes e beneficiando principalmente grandes corredores de transporte. Atualmente, as obras estão concentradas na rua Casarejos.
O Nova Mogi foi estruturado com base em oito convênios distintos, firmados com diferentes empresas que executam as obras de pavimentação. O trabalho de campo é realizado pelas empresas, com supervisão dos engenheiros e técnicos da secretaria. A previsão é de um total de 150 vias sejam atendidas até novembro deste ano, com um total de 130 quilômetros de ruas com o pavimento completamente recuperado.
Entre os serviços executados, estão a fresa do asfalto existente (que é usada nas estradas vicinais), escavação, implantação de drenagem profunda, realização de base, sub-base, guias, sarjetas e acessibilidade, assim como a implantação da nova camada asfáltica e da sinalização vertical e horizontal.
Grandes corredores viários já foram atendidos, como a Estrada Velha de Sabaúna, na rua Ipiranga e avenidas que recebem grande fluxo de veículos, como a Japão, a João XXIII, a Francisco Rodrigues Filho, a Francisco Ferreira Lopes e a Ricieri José Marcatto, que teve o trecho 2 já concluído.