A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, segue realizando diariamente a Operação Tapa-Buraco, com o empenho de cinco equipes simultâneas, o que permite atender diversas regiões da cidade. Os serviços resultam de um mapeamento, que subdividiu o município em regiões e também por um trabalho de geolocalização, para identificação dos trechos que necessitam de reparos. A definição dos locais de atuação partiu também de um levantamento de pedidos da população abertos via Ouvidoria, de demandas provenientes da Câmara Municipal e da identificação in loco, feita pelas próprias equipes da Secretaria.
Os trabalhos já foram concluídos em vias como Estrada do Pavan, avenida Engenheiro Miguel Gemma, rua Júlio Perotti, avenida Narciso Yague Guimarães, avenidas Ricieri José Marcatto e Francisco Rodrigues Filho. Também já são alvo de melhorias a avenida Francisco Ferreira Lopes, avenida General Osório, rua José Bonifácio, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, rua Major Arouche de Toledo, Tenente Alcides Machado e rua Luiz da Silva Pires.
Em alguns locais, como na avenida João XXIII, a Secretaria entendeu como mais resolutivo e econômico entrar com trabalhos de recapeamento asfáltico. A via já estava incluída na programação do pacote de recapeamento, que está em andamento e a execução foi antecipada. A via está neste momento passando por fresagem e, em breve, receberá uma nova capa asfáltica.
Os trabalhos terão continuidade ao longo dos próximos dias e semanas, até que todos os pontos mapeados possam ser atendidos. Há aproximadamente 25 funcionários destacados para a operação, organizados sob a forma de escala de revezamento e atuando de maneira ininterrupta, conforme programação. Ao todo, há mais de 500 vias mapeadas para receberem os trabalhos. Em algumas, os reparos são pontuais e em menor número, enquanto, em outras, há vários pontos a serem atendidos.
Vale lembrar que a Prefeitura de Mogi também está com um programa de recapeamento de vias públicas em andamento. São 40 vias da cidade contempladas com troca da capa asfáltica. O programa está com 34% de conclusão e cumpre o cronograma inicial, tanto o operacional quanto de custos. Ao todo, serão atendidos 34,9 quilômetros de extensão de vias, abrangendo uma área total de 313,5 mil metros quadrados. O investimento da Prefeitura especificamente nesses trabalhos é de aproximadamente R$ 24,5 milhões.