Com um investimento de mais de R$ 98 milhões, as obras do Corredor Nordeste, em César de Souza, distrito de Mogi das Cruzes, alcançaram a marca de 25% de execução, conforme reportagem publicada no site do O Diário. De acordo com a administração municipal, as etapas de concretagem de vigas longarinas e estacas raiz já foram finalizadas.
Atualmente, os trabalhos seguem na fase de implantação de estacas escavadas de grande diâmetro, colocação de guia pré-moldada e escavação para melhoria do subleito, operação prévia antes da aplicação do pavimento.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, esta é a primeira obra do eixo mobilidade do projeto “Viva Mogi” e vai promover melhorias no trânsito da região de César de Souza – amenizando gargalos – e abrindo novas alternativas. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.
Na prática, o Corredor Nordeste prevê a execução de mais um trecho do rodoanel viário da cidade (Via Perimetral), que não está completo. A intervenção fará a conexão entre a região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. Assim, esta será uma alternativa à saturada Ricieiri José Marcatto, que recebe uma grande quantidade de veículos ao longo do dia, principalmente nos horários de pico.
A obra também abrirá uma nova possibilidade de deslocamento para a região leste da cidade. O Corredor Nordeste prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea no distrito de César de Souza, melhorando a fluidez no tráfego de entrada e saída do distrito. A ação vai contar ainda com 1.850 metros de ciclovia.