Neste sábado (7), Dia da Independência, a Prefeitura de Itaquaquecetuba realizará o Desfile Cívico em comemoração aos 464 anos da cidade. O evento, que busca fortalecer o espírito cívico e resgatar a memória do município, começa às 9h na avenida Emancipação, seguindo pela rua Sebastião Ferreira dos Santos e passando pela praça Padre João Álvares, com dispersão na rua Capitão José Leite.
Participarão do desfile cerca de 3,5 mil pessoas, incluindo representantes de secretarias, escolas municipais, ONGs, associações e equipes esportivas. A expectativa é de um público de 7 mil pessoas. Para garantir a segurança do evento, foram convocadas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e de saúde, além de uma ambulância no local. A logística do trânsito também será coordenada.
A área central terá interdições de trânsito das 6h às 16h, com bloqueios na avenida Emancipação, rua Sebastião Ferreira dos Santos, praça Padre João Álvares e rua Capitão José Leite. O tráfego será desviado para a rua João Vagnotti.
Setembro Amarelo
Durante todo o mês, Itaquaquecetuba promoverá atividades em apoio à campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e a importância da saúde mental. Entre as ações, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizarão rodas de conversa e palestras em diversas regiões da cidade, como Morro Branco, Jardim Paineira e Jardim Caiuby, entre os dias 10 e 27 de setembro.
A Casa da Mulher também estará envolvida na campanha, oferecendo palestras sobre saúde mental feminina e da população negra. Uma das palestras, intitulada “Prevenção e posvenção”, acontecerá no dia 5 de setembro, às 14h30. No dia 20, às 11h, uma ação será realizada na praça Padre João Álvares para distribuir materiais informativos e incentivar o diálogo sobre a saúde mental.
Além disso, o ProJovem realizará atividades como a palestra “O impacto das redes sociais na saúde mental”, no dia 6 de setembro, e “Pessoas com deficiência intelectual e múltipla – nossa história, quem somos e o que fazemos”, no dia 18. No dia 21, haverá uma caminhada de conscientização e uma dinâmica especial no Parque Ecológico.
Essas ações buscam sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental, promovendo o acolhimento e o diálogo.