Bertioga participou da 9ª edição do Congresso Internacional Náutica, realizado entre 18 e 19 de setembro na São Paulo Expo. O evento é o principal fórum de conteúdo no Brasil voltado para prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor que buscam crescimento econômico-social por meio do turismo náutico.
Durante o congresso, foram discutidos temas como os desafios para investimentos no turismo náutico, incluindo a aquisição de infraestrutura, o desenvolvimento de roteiros turísticos, a geração de empregos e renda para os municípios, além de questões relacionadas à legislação e licenciamento ambiental, e à evolução do turismo náutico no Brasil. A náutica como utilidade pública também foi debatida.
Realizado há 9 anos, o congresso já reuniu mais de 800 participantes, contou com 120 palestrantes e apresentou 50 cases de sucesso. Além disso, representantes de todo o país e delegações internacionais marcaram presença no evento.
De acordo com Filipe Toni Sofiati, diretor de Turismo de Bertioga, “O Congresso Internacional de Náutica foi uma oportunidade para adotar soluções inovadoras já aplicadas no Brasil e no exterior”. Ele destacou que essas iniciativas impulsionam o turismo náutico, atraem investimentos, geram empregos e melhoram a infraestrutura. “Queremos integrar a náutica ao desenvolvimento urbano e econômico, tornando Bertioga uma referência no setor, com crescimento sustentável e competitivo”.