Ferraz é a cidade do Alto Tietê mais rápida para a abertura de novas empresas. Em minutos se verifica a viabilidade do negócio, se pode ou não ser instalado e em até 13 horas é feito o registro. O índice superando até mesmo a média nacional, de até 17 horas.
A informação foi obtida pelo Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo governo federal aos interessados em obter dados sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Thiago Severo, o município está na frente para a viabilidade de novos negócios, graças à desburocratização feita pela cidade: “Em questão de minutos, o empresário já recebe informações sobre a viabilidade do seu negócio, em apenas 13 horas é um recorde para a cidade”, afirmou.
Tudo isso graças ao conjunto de ações desenvolvidas pela pasta para desburocratizar a abertura de novas empresas. Hoje, o município é dotado de algumas ferramentas de automatização de análise de viabilidade locacional feita pelo sistema Empresa Fácil e legislações que normatizam a desburocratização no município. A cidade também implantou o decreto do VRE (Via Rápida Empresa), que significa que o sistema é integrado com o do governo estadual e junto aos órgãos licenciadores como Prefeitura de Feraz, Vigilância Sanitária, Cetesb, Corpo de Bombeiros e Defesa Agropecuária.
Tudo isso representa um benefício para que o empresário não perca tempo na abertura da sua empresa e já possa se dedicar aos outros fatores para a como a compra de insumos, funcionários e o ponto de locação.
E para o município é um excelente negócio por ajudar a fomentar a cidade e promover o desenvolvimento local, beneficiando os ferrazenses com mais opções e facilidades de morar e trabalhar na cidade: “Todos ganham com a eficiência em tornar este processo facilitado”, afirmou o secretário.