Na próxima terça-feira (29), às 19 horas no Auditório do Cemforpe, acontecerá a abertura do I Fórum Municipal de Educação para a Infância, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. O primeiro dia do evento, que seguirá até sexta-feira (01/11), contará com a palestra “O registro na constituição da Educação Infantil de Qualidade”, ministrada pelo professor doutor Cristiano Alcântara.
Com o tema “Por uma cidade inclusiva e multicultural”, o Fórum promoverá discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, diversidade e gestão democrática. “A Prefeitura tem feito um grande trabalho na Primeira Infância, envolvendo diversas secretarias. O fórum é um importante espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre como melhorar a qualidade de nossos serviços para as crianças da cidade”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
A programação terá palestras, salas temáticas e visitas monitoradas. As palestras irão abordar temas, como práticas escolares para crianças neurodivergentes, uma cidade mais amigável à Infância, gestão democrática, educação inclusiva e multicultural. As atividades têm como base três eixos temáticos principais: Práticas Pedagógicas subjacentes ao Currículo Municipal, Práticas Pedagógicas: Diversidade e Inclusão, e Gestão Pedagógica Democrática: Inclusão e Multiculturalismo.
“Estamos com tudo pronto para receber nossos educadores a partir da próxima terça-feira. Serão dias de reflexão sobre nossas práticas e a oportunidade de encontrar soluções para ofereceremos uma educação de qualidade, inclusiva e democrática para a Primeira Infãncia”, disse Andréa Carvalho, supervisora da rede municipal de Ensino e organizadora do Fórum.
O objetivo do fórum é proporcionar um espaço de troca de experiências, visando à melhoria das práticas pedagógicas e ao fortalecimento de uma gestão escolar mais inclusiva. As atividades serão no Bloco Didático e Auditório do Cemforpe, além da Escola de Governo. O evento marca o encerramento das atividades do mês da Educação, oferecendo um espaço colaborativo para a formação dos profissionais que atuam diretamente com crianças.