Trabalho promovido na USF Maria Inês Pinto Santos teve duração de 6 meses .
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), concluiu nesta semana o acompanhamento nutricional de 600 pessoas referenciadas na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Inês Pinto Santos, no Jardim Revista. A ação durou um semestre e possibilitou que 216 suzanenses chegassem ao peso ideal, sendo que, deste número, 24 pessoas superaram a obesidade.
O trabalho que se iniciou na unidade ainda no mês de abril teve como principal objetivo assegurar mais saúde e qualidade de vida por meio de um acompanhamento nutricional adequado aos pacientes identificados. O acolhimento mensal, até setembro, garantiu resultados positivos para o público contemplado.
Do total de avaliados, 216 pessoas estão no peso ideal. Em abril, por exemplo, 15% se encontravam em estado de magreza e 32% apresentavam algum grau de obesidade. Já em setembro, esses índices caíram para 13% e 28%, respectivamente. Por outro lado, a taxa de indivíduos com peso normal saltou de 29% para 36%.
A coordenadora da Estratégia Saúde da Família do INTS, Joyce Moreira da Silva, explicou que, durante o atendimento, os adultos foram submetidos à bioimpedância, que é um exame que analisa a composição corporal, enquanto as crianças e jovens, menores de 18 anos, passaram pela avaliação antropométrica. Esse procedimento considera a análise do peso, da altura e da circunferência abdominal, garantindo uma avaliação sobre o estado geral do indivíduo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação demonstra a importância da atenção básica, atuando de maneira estratégica na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e a própria obesidade. “Ficamos muito felizes com o resultado final do levantamento. Parabenizo os pacientes e toda a equipe da unidade, principalmente os nutricionistas que têm exercido essa atividade com muita dedicação ao longo dos últimos seis meses. Queremos levar essa ação a outras regiões. A expectativa agora é nos organizarmos para contemplar as famílias da USF Vila Fátima, em Palmeiras”, adiantou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi também acompanhou de perto o trabalho realizado, inclusive com encontros aos sábados. “As equipes de Saúde estão de domingo a domingo trabalhando. Recentemente também passamos a adotar atividades estratégicas aos finais de semana, como mutirões de exames e a própria avaliação nutricional, sendo o sábado um dia que facilita muito a vida da população que trabalha durante a semana. Queremos que todos possam se cuidar, fazendo exames preventivos e com acompanhamento necessário. Fico orgulhoso com os resultados. Vamos em frente, com cada dia mais qualidade de vida”, afirmou.