Home Cidades Cronograma de vacinação contra a Covid-19 oferta de 1ª a 3ª dose nesta semana

Cronograma de vacinação contra a Covid-19 oferta de 1ª a 3ª dose nesta semana

por Douglas Spada

Equipes também estarão em atendimento à livre demanda no sábado (25/09).

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (20/09) mais uma atualização do cronograma de vacinação contra a Covid-19 no município. Desta vez, a semana prevê três dias de atendimento, de quinta-feira a sábado (de 23 a 25/09), com a oferta da segunda dose e da terceira aplicação de reforço, além do atendimento à livre demanda da primeira dose. O quadro completo com as datas estipuladas pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

A operação desta semana se inicia na quinta-feira (23/09) com a oferta da segunda dose às pessoas com aprazamento da aplicação previsto para até 23 de setembro. Neste dia também haverá a terceira aplicação aos idosos maiores de 70 anos que já completaram a segunda etapa há seis meses ou mais. Na sexta-feira (24/09) o atendimento será exclusivo aos munícipes que aguardam a segunda dose para até 24 de setembro.   

O acolhimento nesses dois dias será das 8 às 17 horas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia). Já a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) terá horário ampliado, das 8 às 19 horas, com sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer somente até as 17 horas. A entrada de veículos se dá pela avenida Brasil.  

No sábado (25/09), a pasta planeja repetir o chamado “Dia V” de vacinação. O objetivo é garantir a primeira dose a todos os munícipes maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram. Neste mesmo dia será ofertada a segunda dose aos cidadãos com aprazamento até 2 de outubro e a terceira aplicação de reforço às pessoas imunossuprimidas que concluíram a segunda etapa da imunização há 28 dias ou mais. O grupo contempla transplantados em uso de medicação imunossupressora, pessoas que vivem com HIV e pacientes que fazem tratamento contra o câncer, por exemplo. O atendimento no sábado também estará disponível nos três polos de vacinação, das 8 às 17 horas.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a estratégia visa agilizar a campanha no município, fazendo com que cada vez mais pessoas possam tomar a primeira dose, completar a segunda etapa e, assim, também acelerar a aplicação de reforço contra a Covid-19. “Seguimos bem adiantados, com uma campanha de vacinação agilizada e o nosso ‘Dia V’ vem como mais uma oportunidade de atendimento a quem não consegue se deslocar durante a semana. Reforço a importância do cronograma. Precisamos que todos acompanhem as atualizações e sigam as recomendações, apresentando toda a documentação necessária”, disse.

Balanço

No último sábado (18/09), a campanha garantiu mais 5.847 aplicações no município, sendo 801 na primeira dose, 5.036 na segunda etapa e dez na terceira aplicação de reforço. Ao todo, Suzano contabiliza 224.986 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 91,2% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 7.548 receberam a imunização em dose única, 119.616 completaram a segunda etapa e 570 receberam a terceira aplicação de reforço. 

Documentação

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes também é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Postagens relacionadas