O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Pode), junto da vice-prefeita eleita Jessica Cormick (Avante) e da futura primeira-dama Zana Lima, apresentou na sexta-feira, 29, a primeira parte do secretariado que irá compor sua administração. Marcelo Lima vai assumir o comando da prefeitura de São Bernardo no próximo dia 1º, ocupando o posto do atual prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB). O novo prefeito conquistou nas urnas o direito de comandar uma das maiores cidades do Estado de SP e do Brasil ao vencer, no segundo turno, o deputado federal Alex Manente do Cidadania.
Desde a campanha eleitoral, Marcelo Lima se comprometeu em montar (caso fosse eleito) um secretariado de alto nível, capaz de fazer a cidade avançar mais rapidamente em todas as áreas, sendo que os nomes anunciados nesta sexta-feira confirmam que o novo prefeito não estava blefando quando afirmou que iria montar um secretariado extremamente qualificado para fazer frente aos desafios que São Bernardo oferece.
A primeira secretaria anunciada foi a Cultura, com Samara Dinis, que será a responsável pela pasta. Samara tem ampla experiência na administração pública, especialmente em temas relacionados ao setor cultural. Leia mais nesta edição.
Em seguida, foi anunciado o secretário de Transporte e Vias Públicas, Francisco José Carone. Engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência em construção civil, especializado em infraestrutura urbana, Carone já foi secretário de obras na prefeitura de Guarulhos. A pasta da Saúde ficará sob o comando de Jean Gorinchteyn, ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo, na gestão do ex-governador João Doria.
Também nesta sexta-feira, 29, foi apresentado o nome da advogada Juliane Nakamura para a Chefia de Gabinete na gestão de Marcelo Lima.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, foi anunciado Rafael Demarchi, que já atuou como vereador em São Bernardo. “Marcelo tem uma missão muito importante. São Bernardo já foi uma das cidades com a economia mais pujante do Brasil e ainda é uma das mais importantes do Estado de São Paulo, já fomos conhecidos como a cidade da indústria automobilística. Hoje, o Marcelo tem o desafio de olhar nossa cidade e olhar outras vertentes. Uma empresa investe numa cidade quando ela tem segurança”, afirmou Rafael durante a coletiva de imprensa onde a primeira parte do secretariado do novo governo foi apresentada. O novo prefeito garantiu que irá apresentar o restante do secretariado até o dia 30 de dezembro.
Reforma administrativa e oposição
Na coletiva de imprensa o novo prefeito também falou sobre a Reforma Administrativa, que está em fase de aprovação pela Câmara Municipal. Se aprovada, algumas pastas poderão ter os nomes alterados. Sobre a oposição, Marcelo afirmou que respeita e que pretende ouvir os seus opositores. “Nosso governo é do Amor, é o que faz uma cidade mais feliz. É importante dialogar com aqueles que querem fazer exposição. Respeito completamente, mas quero ouvi-los, porque dessa forma vou acertar mais, e escutando mais, nós vamos errar menos”, disse.