Em complemento ao trabalho voltado à instalação de políticas públicas destinadas ao público feminino, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta quinta-feira (12/12) a primeira Casa da Mulher Paulista da região do ABC. O novo equipamento teve investimento total de R$ 1,8 milhão e é mais um fruto da parceria constante com o governo do Estado de São Paulo.
PLENO ATENDIMENTO – A 18ª Casa da Mulher Paulista do Estado será administrada pela ONG Ficar de Bem, ofertando apoio psicossocial, orientação jurídica e atendimento em parceria com órgãos especializados, como a delegacia especializada no atendimento à mulher, juizados especiais, Ministério Público e Defensoria Pública. Há ainda ações voltadas à autonomia e à emancipação econômica, essenciais para que as assistidas possam retomar suas trajetórias com dignidade e independência.
SERVIÇO – O acesso às mulheres à Casa da Mulher Paulista (Avenida Senador Ricardo Baptista, 274, no bairro Assunção) pode ser feito por meio da delegacia, após registro de boletins de ocorrência, por demanda espontânea (em que a vítima busca ajuda por conta própria na sede da unidade), e a partir de encaminhamento dos serviços parceiros do programa, como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CRAM (Centro de Referência de Atendimento Especializado à Mulher), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.